segunda-feira, 13 de junho de 2011

10 ideias espertas e criativas para usar flor na casa

Tem arranjo na caixa de presente, na porta e até no escorredor de louça

texto Dagmar Serpa com Andressa Trindade fotos Ricardo Corrêa realização Cláudia Pixu


Esconde-esconde

Um recipiente menor com água foi colocado dentro da ânfora de vidro para acomodar o buquê de rosas tipo gloss e spray, cravos e angélicas. Assim, ele fica camuflado no farto punhado de botões de roupa de madrepérola. Com o brilho do material, o efeito é incrível. A dica de Renata Araujo Fongaro, sócia da empresa de cenografia Bendita Festa, é amarrar com barbante o maço de flores. “Assim, ele se mantém estruturado.”



Dica 1
Nos botões
Em vez de madrepérola, poderiam ser de madeira, metal ou coloridos. O estilo do arranjo muda conforme o material


Cerimônia do chá

Em vez de vasos normalzinhos, os arranjos vão para o bule e a xícara. Tudo a ver como evento do dia: um chá com doces para as amigas. Para compor os buquês, Lucia Milan, da Aparecida Helena e Lucia Milan Floristas, usou tulipas, rosas, didiscos, bocas-de-leão, ervilhas-de-cheiro e sementes de eucalipto. Seguiu a mesma cartela pastel de cores das louças românticas e dos macarons preparados para aquela tarde.


Dica 2
No bule
Para o arranjo ficar harmônico e bonito, a dica da especialista é montá-lo colocando um tipo de flor por vez


Reciclagem

Garrafas e vidros de diferentes origens (de azeite, conservas, aceto balsâmico) entram na composição de Claudia Regina, da La Calle Florida. As flores usadas são igualmente variadas: lisianto, maria-sem-vergonha, gérbera, campânula e goivo. O segredo é caprichar na harmonia. Pode até salpicar uma licoreira bacana, para o visual ficar mais chique. Sobre uma mesa de madeira, a mistura fina vai arrasar no jardim ou na varanda em dia de festa.


Dica 3
Nas caixas
A dica é mesclar lisas, listradas e com bolinhas. Para acomodar o buquê, é preciso abrir um buraco na tampa


Mesa surpreendente

Caixas de presente assinadas pela designer Jeniffer Bresser funcionam como cachepôs nos arranjos feitos com rosas e ruscos pelo badalado florista Vic Meirelles. “Uma ideia é deixar por perto caixas parecidas pequenas contendo lembrancinha para as visitas, como bombons”, sugere Vic. Na mesa romântica montada por ele, com um lençol antigo no lugar da toalha e louças de família, tem mais surpresas: duas sopeiras viraram vasos.


Dica 4
Nos vidros
Em geral, basta uma flor por recipiente. Folhagens de diferentes tipos ajudam a embelezar o conjunto


Brinde charmoso

A bossa é uma ótima pedida para reuniões e jantares regados a vinho ou outros drinques servidos em taças. Basta enrolar o talo de uma flor artificial – que dura a festa toda – na haste do copo. A escolha aqui foi lavanda, não só na cor original, mas também branca. O anfitrião decide se quer enfeitar todas as taças coma mesma flor ou usar diferentes tipos e cores. No segundo caso, cada convidado pode pegar na bandeja a sua preferida.


Dica 5
No vinho
A flor artificial escolhida precisa ter o talo aramado, como as lavandas usadas nestas taças


Pé na cozinha

Se a festa é descontraída e os convidados vão circular pela cozinha, mesmo que ela não seja integrada à sala, decore também esse pedaço da casa. Mas entre no clima usando algum utensílio culinário com design bacana como base do arranjo. Para o escorredor de macarrão, Claudia Regina escolheu versões artificiais de papoula, ranúnculo e lavanda. Criou um cantinho ideal para servir petiscos recém-saídos do forno, como pães de queijo.


Dica 6
No escorredor
Passado pelos furinhos, o arame usado para prender o buquê fica escondido no lado de dentro da peça


Superbolas coloridas

No lanche especial para a família, as cores fortes dos crisântemos contrastam com os tons suaves dos cupcakes e da limonada servida em filtros de vidro. Mas o maior charme dos arranjos – que, assim, colocados em pratos de bolo, também fariam bonito em uma criativa mesa de aniversário – é o moderno formato de bola. “É fácil fazer um igual”, diz Marcela Fongaro, sócia da Bendita Festa. As flores são espetadas em uma esponja floral molhada.


Dica 7
No prato de bolo
Cada bola consumiu cerca de cem crisântemos. Outras sugestões são cravos, gérberas ou margaridas


Nesta noite se improvisa

Com uma bela bandeja de prata colocada em cima dele, o banco Tan-Tan dourado vira mesinha de apoio no canto festivo improvisado por Vic Meirelles. Sobre ele, o balde de gelo acomoda a garrafa de vinho ou espumante e mantém a bebida no ponto. A decoração floral não sai do tema e coloca tulipas em taças. É uma ótima ideia para aquela noite em que você vai reunir descompromissadamente os amigos.



Dica 8
Nas taças
O barato é misturar modelos bem diferentes entre si e também variar o tamanho dos buquês


Não só na mesa

A ideia é sucesso garantido em almoços de batizado, de primeira comunhão ou em casamentos: o arranjo vai para a mesa, mas também para o encosto das cadeiras. Para o visual não ficar exagerado, opte por guirlandas pequenas, delicadas e com poucos detalhes, como a criada por Maristella Nicolosi, que combina rosas bouquet brancas com folhagem smailaik. Pena que, sem água, elas duram pouco. A saída, nesse caso, seriam flores artificiais.


Dica 9
Na cadeira
A guirlanda é presa ao encosto com fita e um bom nó, seguido de laço. Nada de arame ou algo que espete o convidado

Boas-vindas

Com flores esperando na porta, a mensagem é clara: todos são realmente bem-vindos naquela casa. Cláudia, da La Calle Florida, fez um buquê com rosas e astromélias, que envolveu com guardanapo de papel, dando forma de cone. Para ficar firme e bem acabado, usou um pedaço de tela de galinheiro (encontrada em lojas de material de construção ou especializadas, como Mercado das Telas, em São Paulo), arrematado atrás com um arame – que também serve para fixar a decoração na grade da porta.

Dica 10
Na
porta
Além dos guardanapos descartáveis usados aqui, valem os de tecido ou, então, papel de scrapbook.





http://revistacasaejardim.globo.com
Fonte:

Quartos em ritmo de romance

O amor faz bem à saúde e não tem contraindicação. E, embora também provoque efeitos colaterais desagradáveis, como diria Vinícius de Morais, é uma chama que deve ser aproveitada ao máximo enquanto dure. Para este Dia dos Namorados, selecionamos quartos de casal (e até um home theater) em que o romantismo e a paixão são a tônica. Inspire-se e viva o amor em cada vão momento.
















Paisagem grega

Um violino, rosas sob a cama, a calmaria do branco... Neste quarto, o amor predomina e o romantismo está presente em todos os detalhes. Que casal não gostaria de passar horas como deuses neste ambiente que rememora as idílicas paisagens da mitologia grega?

Foto Ricardo Novelli | Produção Marcella Midani | Ambientação Secrets de Famille






Para a realeza

Neste quarto, a simetria foi o ponto de partida, seja pelos espelhos dispostos nas laterais ou pelos objetos trazidos de viagem. Outro destaque é o uso de um criado-mudo para ela e uma mesinha com espaço para escrever para ele. Detalhes como o estilo dos móveis, o capitonê no móvel ao pé da cama e as tonalidades alvas dão o tom para um ambiente feito para o amor de um rei e uma rainha.

Foto Sidney Doll | Projeto Maite Maiani



O quente do vermelho

Aqui, o tom da paixão inunda o espaço. O sofá com jeito de cama - que é um escândalo - é o ponto de partida para transformar o trivial em uma aventura. No lugar da tela, a dica é colocar uma foto sua junto ao seu amor.

Foto Aribert Bertoncelli (Divulgação) | Projeto Daniel Romanelli




















Paixão moderna e arrojada

Ousadia nos tons escolhidos para o quarto do casal revelam ousadia do décor e na expressão do romance. Visceral e cheio de personalidade, aqui o tom da paixão estampa o tapete, os travesseiros e a tela sobre a cabeceira da cama.

Foto Adriana Barbosa | Projeto Adriana Frahia






Espaço de inovação

Generosa nas medidas e no acolhimento, a cama de 3 m de largura permite ao casal noites de sono tranquilas e mil e uma noites de amor com bastante espaço para inovar e aquecer a relação. Para eliminar o efeito de "achatamento" do pé-direito, foram utilizadas réguas verticais no painel de madeira e costuras diagonais na colcha.

Foto Fabiano Feijó (Divulgação) | Projeto Cláudia Krakowiak Bitran e Ana Cristina Tavares, do Krakowiak e Tavares Arquitetura






História de cinema

Além da tonalidade vermelha, que remete à paixão, o destaque fica para o projetor instalado no quarto para que o casal possa curtir momentos agradáveis a dois assistindo a filmes embaixo do edredom.

Foto Renato Negrão | Projeto Paula Gambier






Dose dupla

O dossel, por si só, já é super romântico. Agora imagine o uso desse acessório aliado a uma vista incrível para o mar, como a deste quarto. Para ficar melhor, só falta a luz da lua e seu amor como companhia.

Foto Solange Medina (divulgação) | Projeto Solange Medina, do New Space Projetos






Reflexo do amor

Além de ampliar os ambientes, o uso de espelhos na decoração do quarto também tem uma conotação sensual e estilosa. Só não vale exagerar e colocar até no teto.

Foto Alexandre Dotta | Projeto Fernanda Marques Arquitetos Associados






Delicadeza

As rosas pintadas na parede, a roupa de cama, o lustre de cristal, tudo remete a um clima romântico, delicado e com personalidade, sem apelo para o óbvio.

Foto Ricardo Novelli | Projeto Paula Gambier






Mágia da luz

A iluminação também é um item muito importante na decoração de um quarto de casal. Você pode trabalhar com pontos de luz diretos e indiretos, utilizar lustres e abajures, instalar uma lâmpada com luz regulável... Enfim, com a iluminação certa, os momentos a dois ficam muito mais especiais.

Fotos Adriana Barbosa | Projeto Maximira Durigan

Varandas para receber

Três estilos diferentes, mas com a mesma função: acolher amigos e familiares com muito conforto

Texto: Maria Claudia Araújo Perassolli

Luxuosa, despojada, com muito ou pouco paisagismo, espaços definidos e área gourmet. Independentemente do estilo, o elo comum entre os proprietários desses espaços era o desejo de ter uma varanda aconchegante e equipada, para que o encontro com amigos e familiares se tornasse um momento ainda mais prazeroso. Na verdade, trata-se de uma tendência que se firmou. A arquiteta Christina Hamoui ressalta que os novos projetos residenciais estão privilegiando varandas maiores, incluindo espaço gourmet. “Hoje em dia a varanda tornou-se um ponto importante e supervalorizado, pois as pessoas estão preferindo receber em casa em vez de sair”, complementa.

Foto: Martin Szmick


Para ganhar mais conforto, eliminando o vento e ruído excessivos, uma boa alternativa é fechar a varanda. Para não atrapalhar a fachada do edifício, os sistemas de fechamento com vidro são os mais utilizados. Para a arquiteta Heloísa Dabus, o ideal é adotar vidros sem caixilhos, que possam ter 100% de abertura para realmente configurar uma varanda. “Muitos proprietários me questionam sobre fechar a varanda e incorporá-la à sala. Sou contra, pelo fato de a varanda fazer a ligação entre o interno e o externo, e por proporcionar um efeito diferenciado nos apartamentos atuais”, defende. Porém, no caso de varandas com pé-direito alto, é preciso antes avaliar o custo do envidraçamento completo.

O que vale mesmo é fazer da varanda um espaço útil, um local de relaxamento, com paisagismo, decoração apropriada e espaço para receber os amigos. Veja as soluções adotadas e inspire-se nos três projetos que mostramos a seguir.

Fotos: Raul Fonseca

Receber com requinte os amigos para noites de muito bate-papo, desfrutando a vista privilegiada do skyline de São Paulo. Esse foi o pedido dos proprietários desse apartamento para a arquiteta Vivian Calissi. Para atendê-los ela fez uma reforma estrutural, elevando o pé-direito e fechando a sacada com esquadrias e vidro. O piso dessa varanda de 14 m² foi mantido, transformando-se em uma extensão da sala de jantar anexa, ligada pelo pequeno bar. O toque final de sofisticação foi dado pelo lustre (Puntoluce) de 1 m de diâmetro que ilumina o ambiente.


Espaço é o que não falta nessa varanda de 41,30 m². Depois da entrega do imóvel, a arquiteta Heloísa Dabus a segmentou em dois espaços (Level Construtora e Reformas), criando uma área de refeição, com espaço para o café da manhã e churrasqueira (modulados da Segatto), e outra de convívio, inserindo um futon para descanso em um deque de madeira cumaru e um ambiente de estar com sofá e poltronas. Para o fechamento foi utilizado o vidro temperado incolor 10 mm (Verelux Envidraçamento de Sacadas). “É um sistema europeu de envidraçamento com 98% de vedação do ambiente em relação à água e vento e até 70% de diminuição de ruídos”, afirma a arquiteta.


Fotos: Carla de Carvalho

Nesse projeto, a arquiteta Christina Hamoui atendeu à solicitação dos proprietários de criar uma ambientação mais leve e rústica, diferente do restante da residência, que é mais formal, para transformar a varanda de 40 m² em um espaço adequado para receber os amigos. O elegante piso de mármore crema marfil foi mantido na reforma. A arquiteta redistribuiu as plantas e optou por móveis de fibra natural, deixando a decoração despojada.

Fonte: revistacasaeconstrucao.uol.com.br