quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

O mais íntimo dos ambientes - Decorando os Quartos

A decoração de quartos é aquela que mais liberdade nos dá. O motivo é simples: o quarto é aquela divisão mais pessoal, onde podemos deixar transparecer, mais do que em qualquer outra divisão, a nossa personalidade e os nossos gostos – afinal, essa é uma das divisões da casa mais íntimas. Vamos deixar algumas dicas para a decoração de interiores de quartos em várias etapas da vida:

  • Decorar quartos de crianças

A decoração de interiores dos quartos de crianças é muito fácil mas requer alguma planificação por causa dos cuidados associados às mesmas. É preciso ter em atenção que as cores devem ser suaves, mas ao mesmo tempo com objectos de corres vivas para contrastar. Um dos cuidados que precisamos ter em atenção são os cantos dos móveis, pois esses devem ser sempre arredondados para evitar cortes nas arestas ou outro tipo de acidentes quando as crianças chocam com os cantos dos móveis – algo muito frequente nestas idades mais mexidas.

decorar quartos de criança

decorar quartos de criança

decorar quartos de criança

  • Decorar quartos de jovens

A decoração do quarto de um jovem, quer seja rapaz ou rapariga, deve ser feita tendo em conta a sua opinião e gostos pessoais. Nesta idade ter um espaço próprio, adaptado à sua personalidade, é extremamente importante para o desenvolvimento dos jovens.

Uma curiosidade interessante, especialmente para as mães que insistem em manter os quartos dos filhos muito arrumados: alguns especialistas afirmam que faz parte da idade a desarrumação dos quartos dos jovens. É bom que sejam eles a tomar a iniciativa de os arrumar.

decorar quartos de rapaz

decorar quartos de rapaz

decorar quartos de rapariga

  • Decorar quartos de casal

Antes de começar a decorar o quarto de um casal é de extrema importância que adecoração de interiores do quarto seja considerada pelos dois. A tarefa não é exclusiva das mulheres pois também o homem se deve sentir confortável no espaço. Aliás, é preciso contar que o quarto é o vosso espaço privado onde devem relaxar e recuperar energias – ou gastá-las! O importante é não decorar o quarto para que os padrões sejam visualmente cansativos ou incomodativos.

Fonte: http://www.decoracaointeriores.org

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Paredes - Elas também decoram

Há tempos, as paredes deixaram de ser apenas alvenaria de sustentação e divisão de ambientes. Assumindo espaço importante na composição do décor, elas dão suporte para as mais criativas propostas.

Preto + Espelho
Para o cantinho reservado a receber visitas ficar com mais intimidade, os arquitetos Anderson Leite e Roberta Kassouf planejaram um painel de madeira que fica centralizado na parede de 3,30 m e distante dela 15 cm. Para valorizar a composição, ele foi revestido com papel de parede e faz fundo para o aparador de vidro e metal e o generoso espelho redondo.

Projeto de Anderson Leite e Roberta Kassouf - Foto Alexandre Dotta
Canjiquinha
A parede de pouco mais de 3 m da largura recebeu revestimento de pequenas pedras de mármore
(estilo chamado de canjiquinha), fazendo uma interessante conexão entre os elementos existentes no espaço. A assimetria que o recurso desenha quebra a sensação de monotonia que uma parede inteira branca poderia causar. A iluminação focada ressalta a beleza das pedras.

Projeto de Carol Milliet, Milena Grieco e Heloisa Samaia- Foto Alexandre Dotta
Madeira e Tijolos
O pé-direito duplo faz toda a diferença para o resultado elegante da sala de estar. Na parede da lareira, ripas largas de madeira de demolição recebem a delicadeza de orquídeas em dois tons de rosa, presas a fibras de coco. Acima da cortina, os tijolos aparecem de forma rústica. Além disso, o piso combina pedra portuguesa e madeira.

Projeto de Gerson Dutra de Sá- Foto Márcio Alves de Souza (divulgação)
Jardim Vertical
Na sala de jantar, a área recuada atrás da mesa ganhou a exuberância das folhagens de samambaias e begônias, que não deixam nem mesmo um pedacinho da alvenaria exposto. Ana
Mitzakoff tratou a parede com betume antes da instalação do painel com fibras de coco, para que a umidade não afetasse a estrutura. Ao lado, madeira do chão ao teto.

Projeto de Ana Mitzakoff- Foto Adriana Barbosa
Reflexos e Delicadeza
Na sala integrada, a harmonia de cores é ressaltada pelo espelho que reveste a parede da sala de jantar. De uma parede a outra, ele duplica a suavidade das peças e deixa a claridade mais evidente. Já para o living, apenas um toque discreto de cor. O adesivo de flor veio na mala da moradora, na volta da viagem à cidade de Wiesbaden, na Alemanha.

Projeto de Débora Broner e Amit Wjuniski- Foto Adriana Barbosa
Jogo Geométrico
De tons terrosos e texturas variadas, as salas de estar e de jantar combinam trabalhos distintos nas paredes. Em frente ao sofá, a alvenaria irregular recebeu placas de madeira cortadas em filetes, dando um efeito de tijolinhos. Atrás da mesa de jantar, lâminas de carvalho americano revestem o painel de MDF. Para arrematar, tinta no tom V101 (entre cinza e bege), da Sayerlack.

Projeto de Gislene Lopes- Foto Divulgação
Dourado com Textura
A semelhança do papel de parede com couro faz com que o olhar observe atentamente o material de tom dourado. O revestimento faz cenário para uma interessante combinação de elementos, que vai do rack de madeira de demolição ao acrílico da cadeira Eiffel, de Charles e Ray Eames. A ideia dispensa um painel para acomodar a TV de 47 polegadas.

Projeto de Danielle Schmaedecke- Foto Divulgação
Concreto
O contraste da obra abstrata e muito colorida com o cinza do cimento queimado chama toda a atenção para aquele cantinho. Cobrindo todas as paredes da ampla sala, o material quebra as
pontuações rústicas da decoração, ao mesmo tempo em que reforça a atmosfera urbana com os objetos pretos e as cadeiras de acrílico de Philippe Starck na sala de jantar.

Projeto de Ricardo Caminada- Foto André Witner

Ponto de Equilíbrio

Texto Guilherme Mota| Fotos Paulo Bareta

Antes de retornar ao imóvel onde já havia morado tempos atrás, a decoradora Bya Barros recorreu à ajuda especial da terapeuta ambiental Mon liu para deixar o espaço bem equilibrado e harmonioso.

Arte, estilo e boas energias
Quem conhece sabe que o bom humor caminha ao lado da arquiteta Bya Barros, uma pessoa otimista e contagiante. O que muitos não sabem, entretanto, é que toda essa energia passa, também, pelas influências que o Feng Shui representa em seu cotidiano. “Minhas decorações sempre tendem para o alto astral,e esta técnica milenar vem ao encontro deste objetivo”,conta. Dentro de sua casa não poderia ser diferente. Cada peça foi planejada para proporcionar um lar que tivesse a sua cara,e também onde pudesse viver em paz e harmonia com os dois filhos. Quem ajuda na tarefa é Mon Liu, uma especialista no assunto de colocar as forças do ambiente a favor do convívio de quem mora ali.

Influências variadas
A sala, ampla e espaçosa, é dividida em quatro guás diferentes, nos quais obras de arte, cores e mobiliário foram planejados com cuidado. Logo na frente, na área do Trabalho, livros de design e arquitetura descansam sobre o pufe. No canto da prosperidade, à esquerda, a poltrona Cuore, em formato de coração, ganhou tons de violeta, a cor da transformação, enquanto a lareira e os castiçais, situados no guá do Sucesso, reforçam as energias do elemento fogo, relacionado a esta área. Por fim, no guá dos Relacionamentos, que fica à direita, o segredo está no quadro pintado por Tânia Bulhões, com o tema de um beijo apaixonado. Uma peça como o pufe Vitória Régia, dos irmãos Campana, arremata a decoração e favorece a circulação suave das energias.
Dica: “Conserve bem os tapetes, pois estão relacionados à família e à saúde”, explica Mon Liu. De tempos em tempos, faça uma limpeza física na peça, com lavagem especializada.

Família irradiada com amor
Na sala de jantar, a mesa é o símbolo da união familiar. “Aqui, seu formato circular favorece a interação entre os moradores”, conta a terapeuta. O tampo é feito em vidro de 2,5 cm de espessura, mas o segredo das energias está na base, esculpida em granito pelo artesão José Aurichio, e traz estabilidade para todos da casa. Para completar, o quadro na parede cumpre uma função especial: “A rosa irradia o Amor sobre a família”, completa a terapeuta.
Dica: Se as pessoas na mesa de jantar forem em número menor que o de cadeiras, use alternadamente cada lugar, para equilibrar o fluxo energético. “Cadeiras mais arredondadas criam uma sensação de proteção”, revela Mon Liu. Aqui, Bya usou o modelo Lord Yo, de Philippe Starck.

Clique nas imagens abaixo para ampliar



Reflexao e desapego
É no quarto que a arquiteta tem o seu cantinho mais zen, particular e intimista, mas, nem por isso, menos descontraído. “Na fase em que me encontro, quis brincar com o dia a dia, pois sou o oposto dessa formalidade com a qual brinco no quarto”, conta Bya. Na parede, uma imagem impressa de um rebuscado dossel dá o “it” que cria a sintonia com o romantismo e a nobreza. “Nada mais prático, já que pode ser substituído facilmente se necessário, exercitando o desapego”, ressalta a terapeuta.

Energias femininas
O lavabo é uma homenagem às mulheres, cheio de originalidade. Nas paredes, a coleção de nus remete diretamente às energias do sexo feminino. “Acho que tem um toque sensual e de bom humor”, relata a arquiteta. O lavatório em pedra é um antigo cocho trazido da França, juntamente com a torneira em ferro fundido. “São contrastes interessantes, que instigam as sensações”, conta Mon Liu. “Ao mesmo tempo, o porta-toalhas em formato de escadas é positivo, pois a nossa mente assimila a ascensão, conquistas e realizações”, completa.

Clique nas imagens abaixo para ampliar




Em dia com a espiritualidade
O terraço simboliza a Espiritualidade, as viagens e a justiça e, na casa de Bya, contam com um benefício a mais: os cinco elementos estão presentes neste espaço zen. No ofurô estão o elemento Água e também o Metal, representado na cor branca e no formato circular. Logo ao lado, a bromélia-zebra (Aechmea chantini) simboliza a Madeira e, como o seu formato é triangular, faz referência ao elemento Fogo, presente também nas velas. “A Terra que serve de alimento e suporte à planta é o quinto elemento”, completa Mon Liu.

Fonte das amizades
Integrada ao ofurô, a varanda é o local da casa onde Bya mais se sente à vontade, e um lugar ideal para receber os amigos, com mesas inglesas e cadeiras que reproduzem os modelos dos bistrôs de Paris. A área, situada no guá dos Relacionamentos, ganhou força com a instalação da fonte. “A água remete à purificação, à renovação da vida, ao sangue e às emoções”, explica a terapeuta ambiental. “Os finais de tarde, no bistrô da varanda ou no ofurô, combinados ao barulho da água, uma música relaxante, velas e flores, fazem deste ambiente meu predileto”, revela a decoradora. Como neste guá o elemento é a Terra, duas soluções reforçam sua presença no espaço: os vasos com palmeiras, que além da privacidade trazem o elemento em sua base; e o piso cerâmico e artesanal, utilizado em toda a varanda.