Rio - A porta é um elemento que contribui para a identidade da arquitetura adotada na casa ou no apartamento. Houve uma época em que a porta era bastante valorizada e além de sua função básica de passagem e separação de espaços, ajudava na decoração dos ambientes.

A porta de entrada, considerada a mais especial de todas, ainda cumpre esse papel. As demais perderam status. Pudera, com a diminuição do tamanho das habitações fica difícil conviver com várias portas muito elaboradas.

Modelo da porta deve ser pensando para não destoar da decoração da casa | Foto: Divulgação
Modelo da porta deve ser pensando para não destoar da decoração | Foto: Divulgação

A primeira questão na definição da porta é se será maciça ou oca. As maciças são confeccionadas com um quadro de madeira e dentro deste existem sarrafos prensados uns aos outros, formando uma chapa sólida.

As ocas também têm um quadro de madeira interno, só que o preenchimento é com sarrafos espaçados. Ambas podem ser pintadas ou vir com a folha de madeira já envernizada, que já é o acabamento final.

As portas ocas não devem ser usadas na entrada. São mais frágeis contra arrombamentos e umidade. Se a porta tiver de ficar exposta ao tempo, nenhuma delas deve ser usada. Para essa finalidade devem ser de um tipo de madeira que aguente a chuva e o sol, como por exemplo, ipê ou maçaranduba, entre outras possibilidades.

Se a opção não for a porta com folha de madeira, ela poderá ser pintada com tinta esmalte, tarefa realizada por qualquer pintor e geralmente com a porta pendurada. Lembrando que dobradiças e fechaduras não devem receber tinta, pois são produtos que já vêm com acabamento.

Se a porta tiver de ficar exposta ao tempo, escolha uma de madeira que aguente a chuva e o sol | Foto: Divulgação
Se a porta tiver de ficar exposta ao tempo, escolha uma de madeira que aguente a chuva e o sol | Foto: Divulgação

Outro tipo de pintura possível é a laca ou a tinta poliuretano. A laca, mais difícil nos dias de hoje de encontrar profissional capacitado para o serviço, pode ser substituída pela pintura PU.

Tanto uma técnica quanto a outra conferem aparência mais sofisticada e requerem pintor especializado.

Essa pintura não aceita retoque e é feita na oficina, antes da porta ser pendurada, e não no local.


O laqueador faz as marcações das ferragens – maçaneta, fechadura e dobradiças – que posteriormente serão instaladas. O laminado melânico, ou fórmica, como é mais conhecido, também pode dar um bom resultado como revestimento de porta.

Colado na folha da porta em ambos os lados, tem custo inicial alto e mão de obra de marcenaria, porém não será necessário repintar. Os topos podem receber acabamento com fita de borda – fita de plástico ou PVC – ou ainda folha de madeira.

A aparência é informal e a manutenção é fácil. Necessitam cuidados especiais na furação para instalação das ferragens.

Nostalgia

Para os que almejam o clima do passado, é possível imitar uma porta antiga aplicando molduras em formato de almofadas. A moldura pode ser comprada pronta e pregada a qualquer porta lisa antes de receber pintura.

Para folhas de 72 cm e 82 cm, uma boa largura de moldura é 3,5 cm. Esta pode estar distante das bordas de 10 cm a 12 cm. A distância do piso deve ser maior, com 20 cm. Com duas almofadas a porta fica mais harmoniosa. Entre as almofadas a distância pode variar de 15 cm a 18 cm. Faça essa divisão na altura da maçaneta, que geralmente dista 1,10m do piso.

Da coluna de Mirna Zambrana, do iG